Novidades

Coaching para pais e filhos

Coaching

É certo que os pais querem o melhor para seus filhos. Acontece que muitas vezes o que os pais acham ser o melhor para eles, na verdade não o é, pelo simples fato dos pais não levarem em conta o perfil comportamental dos seus filhos.

Existe uma poderosa ferramenta, cientificamente elaborada e consolidada mundialmente, aplicada através de um questionário, com possibilidade de aplicação inclusive à distância e que fornece um relatório detalhado sobre a pessoa, identificando seu perfil comportamental, através das quatro dimensões da ferramenta DISC®¹, ferramenta esta que se baseia nas quatro emoções primárias, ou tendências comportamentais primárias, definidas por Geier¹ a partir dos estudos de Marston¹.

Com a utilização dessa ferramenta DISC®, é possível verificar de maneira confiável em qual estilo de comportamento humano seu filho se encaixa. Existem quatro dimensões básicas de comportamento. Algumas pessoas se encaixam em um estilo, outras em dois, e algumas, a partir de um maior grau de autoconhecimento e de uma maior flexibilidade de aceitação e adaptação ao ambiente externo e ao comportamento de outras pessoas, podem ter até três ou até mesmo os quatro estilos.

Para cada um destes quatro tipos de perfis comportamentais há uma escala que varia de 1 a 7 pontos. Uma pessoa que preencha 7 pontos em um determinado perfil significa que ela tem todas as características determinantes desse perfil comportamental. Ao contrário, se ela preenche somente 1 ou 2 pontos, significa que ela tem poucas características desse perfil comportamental em questão.

NÃO EXISTE UM PERFIL COMPORTAMENTAL MELHOR DO QUE O OUTRO. Todos os perfis têm o seu lado positivo e negativo e cada um deles contribui de forma significativa com as outras pessoas e com o mundo. Alguns contribuem por serem mais proativos e eficazes que outros, quando o foco é resultado; outros trazem ao ambiente uma energia e otimismo, exercendo um papel importantíssimo para os relacionamentos; outros são extremamente criativos e imediatamente encontram uma solução pra tudo, mas podem ser desorganizados e desatentos; outros podem ser extremamente organizados e precisos no que fazem e, no entanto, serem incapazes de manter bons relacionamentos quando trabalhando em equipes, por exemplo.

Todos nós temos características de todos os tipos de perfis comportamentais, mais fortes em uns e menos em outros. Nós somos uma combinação dos quatro estilos comportamentais e é isso que nos torna únicos.

Quando há o conhecimento por parte dos pais acerca dos perfis comportamentais de cada um de seus filhos, esses conseguem perceber melhor o porquê das diferenças entre um filho e outro, o motivo de certas dificuldades, e podem entendê-los e ajudá-los de forma muito mais eficaz por saberem exatamente qual o ponto forte deles e o que precisa ser trabalhado. Assim, pais e filhos podem aprender e crescer juntos nessa feliz caminhada que é a vida, em um ambiente de respeito, entendimento e ajuda mútua.